Servidor interno x servidor em nuvem: vantagens e desvantagens

homem usando um dispositivo móvel, com tela amarelo, em referência a comparação entre servidor interno x servidor em nuvem

Conheça os prós e contras de servidor interno x servidor em nuvem e entenda qual é a melhor opção para a sua empresa! 

 

Com tantas trocas de dados e informações que são produzidas e coletadas diariamente, é necessário um local seguro para armazenar tudo isso. Porém nesse momento surge uma grande dúvida, o que é melhor: investir em um servidor próprio ou contratar um serviço de armazenamento na nuvem? Nesse artigo vamos apresentar os prós e contras de cada um desses tipos de armazenamentos. 

 

Como funciona o servidor local?

Antes de tomar a decisão de qual servidor escolher, precisamos entender as diferenças de um servidor local e o armazenamento na nuvem.

O servidor local, como o nome sugere, fica dentro das próprias empresas. Geralmente em uma sala dedicada a ele que precisa ser bem climatizada e protegida.

Desta forma, uma das principais diferenças entre os dois tipos de armazenamento é que um servidor local demanda disponibilidade de espaço físico dentro da estrutura da empresa. 

Além da necessidade de um espaço físico, um servidor local também precisa de uma equipe ou um profissional para manter seu bom funcionamento. Também é de responsabilidade da empresa adquirir os equipamentos necessários, e fazer as atualizações e manutenções conforme a necessidade.

 

O funcionamento do servidor em nuvem

O servidor na nuvem é o formato onde as informações, dados e sistemas da empresa ficam disponíveis online. Ou seja, sem a necessidade de um espaço físico para isso. 

O armazenamento em nuvem é adquirido dos provedores desse tipo de serviço, que ficam responsáveis por toda a manutenção e segurança. Além do armazenamento de dados, também é possível usar o servidor em nuvem para o processamento das informações. 

Ou seja, a empresa não apenas salva os documentos, mas faz todo o processamento de informações e sistemas diretamente na nuvem. Assim é possível, por exemplo, acessar os sistemas utilizados pela empresa de qualquer lugar. 

 

Servidor interno x servidor em nuvem conheça os prós e contras

Os dois modelos de servidor possuem, em essência, a mesma finalidade: manter os dados da empresa armazenados, podendo ser acessados sempre que necessário. Porém, eles têm diferenças importantes quando comparados entre si. 

E é preciso conhecer essas características para entender qual é a melhor opção para o seu negócio. Por isso, preparamos um comparativo entre eles. Confira: 

 

Custo mensal 

Para o armazenamento interno acontecer é necessário ter na empresa uma sala dedicada e climatizada. Há também um investimento para a compra dos hardwares de armazenamento. 

Além desses fatores há o custo fixo mensal pelo pagamento da equipe ou profissional responsável por sua manutenção, além de uma despesa elétrica maior.

Já no caso do servidor em nuvem, é pago um valor mensal ao provedor, que fica responsável pela manutenção, atualização e demais processos relacionados. Por isso, esse valor costuma ser muito mais baixo em comparação ao servidor interno.

 

Acesso às informações 

Os dados armazenados em um servidor em nuvem podem ser acessados de qualquer lugar que tenha conexão com a internet. O que significa, por exemplo, mais facilidade para desempenhar o trabalho na modalidade home office. O único “porém” é que se você não tiver acesso a internet, não poderá acessar as informações.

Já quando falamos de um servidor local, as informações ficam armazenadas internamente na empresa. O que faz com que só possam ser acessadas por quem está no local. 

 

Segurança

Uma das principais dúvidas com relação ao uso do servidor em nuvem é a preocupação com a segurança dos dados armazenados. Afinal, ter as informações “perto”, como no caso do servidor local, parece trazer mais tranquilidade. 

No caso do servidor local, é preciso contar com uma equipe ou profissional de TI que garanta a segurança do servidor, evitando por exemplo, invasões ou vazamento de dados. 

Já no caso do servidor em nuvem, o acesso costuma ser realizado com e-mail e senha dos usuários. E o provedor do serviço é quem fornece a segurança necessária e realiza, inclusive, os backups das informações. 

 

Manutenção 

Assim como no caso da segurança, quando falamos do servidor em nuvem, a empresa que fornece o serviço é quem precisa se preocupar em manter o funcionamento do servidor. 

Já no caso do servidor local, existe uma estrutura física que precisa de manutenção, que fica a cargo da empresa, o que inclui custos com mão de obra, por exemplo. 

 

Capacidade de armazenamento de dados 

Outro ponto importante que deve ser considerado antes de decidir por servidor local ou em nuvem é a capacidade de armazenamento de informação de cada um deles. 

No servidor local, no caso de necessitar aumentar a capacidade de armazenamento, normalmente é necessário adquirir equipamentos. Já no caso do servidor em nuvem, basta adquirir mais espaço de armazenamento, e toda a parte operacional fica a cargo do fornecedor. 

 

Servidor interno x servidor em nuvem: o que é melhor para sua empresa? 

A resposta para essa dúvida é: depende! Isso porque é preciso avaliar as necessidades e particularidades de cada empresa antes de tomar essa decisão. 

Por exemplo, sua empresa conta com um profissional de TI para dar suporte quando necessário? Tem o espaço físico para montar o servidor? Tem colaboradores trabalhando remotamente? 

Todos esses pontos precisam ser avaliados para tomar a melhor decisão. No entanto, de forma geral, podemos dizer que a hospedagem de dados na nuvem é a alternativa mais popular e que vem crescendo nos últimos anos.

O principal motivo para utilizar a nuvem é que essa forma de armazenamento de dados permite às empresas economizar muito com infraestrutura e TI. Além de garantir a mobilidade do local de trabalho.

 

No nosso blog você encontra mais informações sobre segurança e armazenamento de dados e muito mais. 

E, se você quer saber mais sobre as vantagens do servidor em nuvem, é só entrar em contato com o nosso time. Estamos à disposição para te ajudar! 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − catorze =