Realizar backups é super importante para manter seus dados seguros e evitar prejuízos no seu negócio. Saiba mais sobre o assunto!
O que aconteceria hoje se por conta de uma queda de luz ou qualquer outro problema, um dos computadores da sua empresa queimasse? Se você respondeu que perderia os arquivos armazenados nele, é hora de ligar o sinal de alerta.
Realizar backup é super importante para evitar problemas em situações como essas – e muitas outras. Neste conteúdo, você vai entender o que é um backup, a importância de realizar e como fazer. Continue a leitura!
O que é backup?
Um backup nada mais é do que uma cópia de segurança das suas informações. O que pode incluir desde as fotos do seu celular até arquivos importantes dos computadores da empresa ou qualquer outro dispositivo onde são armazenados dados e informações.
Esse backup precisa ficar armazenado em um local seguro – em mídia física ou em nuvem. O que permite recuperar as informações em caso de troca de dispositivo, ou mesmo algum problema mais grave, como a perda de um computador ou sequestro de dados.
Qual a Importância de realizar esse processo?
Perder informações pode trazer grandes prejuízos para as empresas, em todas as áreas. Usando o exemplo do início do material, sobre um computador queimar após uma queda de luz, pense nos prejuízos que você poderia ter se perdesse determinadas informações que tem hoje nos computadores da empresa.
Falamos de sistemas, contratos, documentações padrão e todo tipo de informação que é importante para o andamento das atividades diárias. Perder esses dados pode representar inclusive prejuízos financeiros!
Mas existem outras situações onde os backups são recomendáveis. Por exemplo: é importante ter uma cópia dos seus dados para o caso de troca de dispositivo. Assim, caso alguma informação seja perdida durante o processo, é possível recuperá-la na cópia de segurança.
Além disso, no dia a dia da empresa também podem acontecer situações como a exclusão acidental de um documento. Se você não tiver um backup, isso pode significar muita dor de cabeça.
Onde realizar o backup?
Existem duas formas tradicionais de realizar um backup – em mídia física ou em nuvem. Entenda a diferença entre elas:
Mídia física
Trata-se de um disco rígido – HD externo ou outro dispositivo físico semelhante, como um pen drive, que vai armazenar as informações. O importante é que essa mídia seja armazenada em local seguro, evitando, por exemplo, que pessoas não autorizadas tenham acesso às informações.
Backup em nuvem
Nesse caso, os dados armazenados ficam disponíveis na nuvem. Com a vantagem de poderem ser acessados sempre que necessário, apenas com o uso da internet.
Existem soluções simples, como o Google Drive e o iCloud, que são ideais para backups pessoais, onde não é necessário um grande espaço para armazenar todos os dados.
Já quando falamos de um backup empresarial, o ideal é contratar soluções específicas, que forneçam ainda mais segurança e suporte no caso de alguma necessidade.
Como estruturar uma política de backup para sua empresa?
Ter uma política de backup é importante para garantir que ele seja realizado corretamente, de acordo com padrões. Assim, situações como esquecer de realizar o backup na data agendada, ou mesmo não ter certeza de onde as informações estão armazenadas são minimizadas.
Uma política de backup precisa responder algumas questões, como:
- Qual é a frequência de realização dos backups?
- Onde as cópias de segurança ficarão armazenadas?
- Quais dados devem passar por backup ?
- Quem é o responsável por essa atividade?
- Por quanto tempo as cópias de segurança precisam ficar armazenadas?
Com base nessas respostas, você já tem as informações que precisa para seguir com sua política de backup.
Defina a frequência de realização de backup de acordo com a necessidade da sua empresa. Saber de quanto em quanto tempo as informações passam por grandes mudanças é uma das formas de definir a periodicidade de backup.
Depois disso, defina se os dados ficarão armazenados em outra mídia física, como os HDs externos, ou se você vai armazenar os dados em nuvem. Essa escolha também pode depender do volume de informações que precisa passar pelo backup.
Por exemplo, quando falamos da escolha pelo armazenamento em nuvem é possível aumentar a capacidade de armazenamento em poucos cliques. O que não acontece com o armazenamento em mídia física.
O próximo passo é definir quem será o profissional ou a equipe responsável por realizar os backups. Isso será feito internamente na empresa? Ou você vai contar com um fornecedor especializado?
Definindo todas essas questões, você pode colocar a sua política de backup em prática e ter os dados da empresa sempre seguros.
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